quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dicas: esfoliação caseira

O ideal é fazer a esfoliação sob supervisão especializada, de modo manual ou com o auxílio de aparelhos de dermoabrasão (peelings de cristal ou diamante). No entanto, é possível realizar uma esfoliação caseira superficial para renovar o brilho e a beleza da pele, seja facial ou corporal. Isso porque a o procedimento remove as células mortas e envelhecidas das camadas mais superficiais, o que ajuda a estimular a circulação e a proliferação de células novas e clarear manchas, dependendo do tipo.

O Paulo Kogake, médico esteta e diretor da Clínica Kogake, lembra que o procedimento é indicado para todos os tipos de pele e que pode ser feito uma vez por semana ou a cada 15 dias e durante o banho. Mas ele alerta: "É recomendado não aplicar o esfoliante com muita força e também deve-se fazer uma boa hidratação da pele logo após. O modo e a intensidade da aplicação deve ser feito com cuidado, pois o excesso de esfoliação e a não hidratação da pele podem trazer resultados desagradáveis, como, por exemplo, ressecamento e coceira".

O especialista ensina que o produto adquirido precisa conter grânulos suavemente abrasivos para não agredir e deve ser utilizado com uma esponja macia para fazer os movimentos circulares e delicados nas regiões a serem tratadas. Em seguida, é recomendado um óleo hidratante. Finalize com uma toalha de banho bem macia, sem esfregar a pele.


"Existem diversos produtos esfoliantes disponíveis no mercado, porém recomendo os sabonetes cremosos com grãos abrasivos, com grãos menores para a face, pescoço e colo e grãos maiores para as demais partes do corpo. Eu não indico os sabonetes em barra com grãos, eles irão agredir sua pele (arranhar), e não irão promover uma esfoliação verdadeira", finaliza o médico.




Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário